Guia de Conteúdo
Na matemática, quando precisamos subtrair um valor e não conseguimos, podemos “pegar emprestado”, prática conhecida também como subtração com reserva. ...
Reagrupar significa exatamente isso: você adiciona, forma um novo grupo e “reagrupa”. A subtração tem “recurso a uma ordem superior”. Você quer subtrair, por exemplo, 25 de 143. Como não consegue subtrair 5 de três, então “recorre a uma ordem superior”.
Reunir(-se) novamente em grupo; tornar a agrupar(-se).
O sinal indicativo da subtração é o “sinal de menos” (–). Os números antes do sinal de igual são chamados minuendo e subtraendo. O valor após o sinal de igualdade é chamado diferença ou resto. O número 4 é o minuendo, o 1 é o subtraendo e o 3 a diferença ou resto.
Para somar 9 ou 11, some e subtraia “1” Ao terminar a operação, subtraia ou adicione 1 para compensar. Veja um exemplo para a soma do número 9. Para saber quanto é 9 + 4, calcule (9 + 1) + (4 -1). O mesmo procedimento vale para números terminados em 9, como 29, 39, 559, etc.
O cálculo da adição com reserva é normalmente conhecido pelos alunos como a famosa conta do “vai 1”. Desmistifique esta idéia, oferecendo situações que envolvam adição de mais parcelas e permita perceber que é possível dizer que “vão 2”, “vão 3”, etc, de acordo com o tamanho da conta e do nº de parcelas.
O reagrupamento na operação de adição, chamado popularmente de “reserva”, ocorre quando mais do que 9 elementos ficam em uma determinada casa em consequência da adição. Como isso não pode acontecer, devido às regras do sistema de numeração decimal, os elementos são reagrupados para ocuparem outras casas.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email