Guia de Conteúdo
Em 1983 o Banco Central do Brasil decretou intervenção nas sociedades de crédito imobiliário do Grupo Delfin, que tinha mais de três milhões de depositantes, até que o grupo Delfin pagasse o que restava da dívida de Cr$ 80 bilhões ao Banco Nacional da Habitação (BNH). O montante da dívida já é maior que um R$ 1 bilhão.
Como ir atrás Caso tenha o número da conta corrente ou poupança, o cliente deve ir à sua agência com o número da caderneta e o RG e pedir o saldo. Se houver recursos, o consumidor poderá sacar o dinheiro ou pedir a reativação da conta.
A caderneta de poupança Haspa era de propriedade do ex-ministro Delfim Neto e foi um dos maiores bancos de poupança do Brasil. A instituição foi liquidada em 1983 e, até hoje, tem gente querendo reaver o dinheiro que investiu em capitalização.
Desde então, chama-se “antiga poupança” aquelas que tinham depósitos realizados até o dia 3 de maio daquele ano. Quem manteve o dinheiro nesse tipo de caderneta conta com rendimento de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR), zerada desde 2017. Por ano, o retorno total é de 6,17% e livre de imposto de renda.
As regras de remuneração da poupança são as seguintes: Poupança "antiga" (depósitos feitos até 3 de maio 2012): a remuneração desses depósitos é sempre de 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais TR (hoje zerada), independentemente do patamar da Selic.
Antes da mudança, no entanto, a modalidade pagava sempre 0,5% ao mês + TR, o que dá um rendimento mínimo de 6% ao ano. Com isso, aqueles que ainda têm depósitos realizados do dia 3 de maio de 2012 para trás possuem uma rentabilidade quase três vezes maior que a atual, de 2,45% ao ano.
Desde 4 de maio de 2012, a caderneta de poupança passou a ter dois tipos de remuneração. As aplicações feitas até 3 de maio daquele ano, ou seja, na Poupança Velha, continuaram rendendo antes da nova regra, 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial, que atualmente está zerada), ou seja, 6,17% ao ano.
O empresário Ronald Levinsohn, dono do Colinas Shopping e maior doador individual da campanha que elegeu Carlinhos Almeida (PT) para prefeito em 2012, manifestou publicamente a sua insatisfação com o rumo de São José dos Campos. Por meio de um calendário, distribuído a funcionários e parceiros do sh…
Foi secretário de Fazenda do governo paulista de Laudo Natel em 1966 e 1967, ministro da Fazenda de 1967 a 1974 e embaixador do Brasil na França entre 1974 e 1978, ministro da Agricultura em 1979 e do Planejamento de 1979 a 1985.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email