É verdade que o espirro pode quebrar uma costela?

Muita gente sempre achou que o conselho da 'vovó' era lenda, mas segurar um espirro pode mesmo fazer muito mal à saúde. Além de lesionar os tímpanos, a pressão do ar pode romper algum vaso sanguíneo dos olhos e até fraturar uma costela.

O que acontece se a pessoa espirrar de olho aberto?

“É extremamente improvável que a pressão liberada por um espirro faça com que um globo ocular salte, mesmo que seus olhos estejam abertos.” É possível que a pressão liberada de um espirro violento se forme nos vasos sanguíneos, mas não nos olhos ou nos músculos ao redor deles.

Qual a função do espirro?

Simplificando, podemos dizer que o espirro é causado por uma irritação ou por um bloqueio de bactérias na garganta, pulmões e passagens de ar do nariz. E tem uma função muito nobre: expulsar do corpo algo que está incomodando o organismo.

O que pode provocar o espirro?

No entanto, alguns outros motivos podem causar um espirro:, como doenças respiratórias, como gripes comuns e resfriados; alergias; outras doenças virais; presença de poeira ou ácaros em excesso no ambiente; inalação de certos tipos de medicamentos ou drogas; inalação de ar muito frio; traumas ou lesões no nariz (menos ...

Qual é a força de um espirro?

A velocidade do ar expelido durante o espirro pode chegar a até 160 km/h. Por causa dessa velocidade e da quantidade de micro-organismos presentes no muco, muitas doenças são transmitidas pelo espirro, entre elas a gripe e o resfriado comum.

Quando espirro dói o lado esquerdo do peito?

Se respirar fundo, tossir ou espirrar provoca dor no peito, o revestimento dos pulmões pode estar inflamado. Chamado pleurisia, isso pode ser causado por vírus, infecção bacteriana ou certos medicamentos que você toma.

Quantas calorias se perde no espirro?

A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.

Por que fechamos os olhos na hora do beijo?

Segundo as conclusões do estudo das duas, fechamos os olhos durante um beijo porque temos dificuldade de processar outros sentidos enquanto nos concentramos no estímulo visual. Ou seja: de olhos fechados, aproveitamos ainda mais o beijo.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email