É perigoso pegar dinheiro emprestado com agiota?

Como não existe contrato formal, apenas verbal, o agiota pode mudar as regras do empréstimo e sugar mais o seu dinheiro e bens sem o seu consentimento; É uma prática perigosa que pode culminar em agressões físicas e até mesmo mortes; A origem do dinheiro do agiota pode ser fruto de práticas criminosas.

Estou devendo um agiota?

Se você não conseguir negociar as taxas de juros das dívidas com agiotas, pode tentar emprestar dinheiro a juros mais baixos de outra fonte. Por exemplo, se você paga sua dívida a 15% ao mês ao agiota, pode quitá-la emprestando a mesma quantia por 10% ao mês.

Como funciona dívida com agiota?

Agiota, como funciona? o agiota aborda ou é abordado pelo indivíduo que necessita de dinheiro fácil; a negociação é realizada, na qual o agiota vai apontar os juros do empréstimo (que pode variar entre 10 e até 40% do valor solicitado), que pode variar de acordo com os seus interesses — alguns, cobram juros mensais.

Qual a pena pode pegar um agiota?

Afinal, é crime pegar dinheiro com agiota? Não, a lei não define nada sobre o fato de quem pega dinheiro emprestado com o agiota ser um criminoso. Inclusive, quem sofre ameaças, extorsão e cobranças constrangedoras e perigosas de agiotas são vítimas da agiotagem.

Pode denunciar um agiota?

Primeiramente, você deve fazer uma denúncia em um posto policial próximo de você, e depois proceder para um órgão de defesa ao consumidor. Existe também a ANDIF (ou Instituto Nacional de Defesa ao Consumidor do Sistema Financeiro), que recolhe denúncias contra esse tipo de prática.

O que fazer quando um agiota te ameaça?

Normalmente os casos são remetidos para os juizados especiais, enquadrados no crime de" exercício arbitrário das próprias razões ", quando um acordo entre devedor e credor são feitos, normalmente com a redução do juro para a quitação da dívida, que é o objetivo principal do reclamante.

Como provar o crime de agiotagem?

Para configurar o crime de usura é necessário que o agente cobre juros acima do limite legal sobre as dívidas em dinheiro e, ainda, tenha por hábito essa prática, ou seja, que atue com frequência como agiota.

Como provar que a pessoa é agiota?

Destarte, a alegação de agiotagem ou sua verossimilhança pode ser demonstrada por qualquer meio de prova, inclusive oral, em prestígio ao princípio da ampla defesa e da inexistência de hierarquia entre os meios de prova."

Como entrar em contato com agiota?

A Agiota Fácil fornece um número de telefone para o consumidor que deseja se contactar via whatsapp ou ligação, disponível para todas as regiões do país. Este número é 55 11 4116-4795.

Quanto ganha um agiota por mês?

Juros altíssimos Os agiotas cobram em média 40% ao mês. Enquanto, bancos e instituições financeiras legalizadas os juros costumam ser de menos de 10% ao mês.

O que é agiota crime?

Agiotagem consiste no empréstimo de dinheiro a juros excessivos, superiores àqueles legalmente permitidos em Lei, cuja prática de cobrança é considerada CRIME CONTRA A ECONOMIA POPULAR, denominada USURA PECUNIÁRIA OU REAL. É o que se infere do art. 4º da Lei nº 1.521/51, in verbis: Art.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email