É obrigatório seguro em empréstimo consignado?

Cobrado em algumas operações, o seguro prestamista é um recurso que pode ser utilizado para quitar o saldo devedor de uma dívida, no caso de alguma eventualidade. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que sua adesão não é obrigatória. Especialmente no caso da contratação do empréstimo consignado.

Para que serve o seguro do empréstimo?

O seguro prestamista serve para garantir o pagamento de prestações ou do saldo devedor de empréstimos e financiamentos, caso um dos eventos previstos na apólice do seguro (contrato) aconteçam com quem contratou.

Sou obrigado a contratar o seguro MIP?

A resposta para essa pergunta é sim: você é obrigado a ter um seguro para o financiamento imobiliário. Por lei, você deve contratar dois seguros para seu financiamento. Há ainda o seguro por Morte ou Invalidez Permanente (MIP). Esse funciona como um seguro de vida para os compradores.

Como solicitar o reembolso do seguro prestamista?

Como pedir um reembolso do seguro prestamista? Você tem direito a pedir um reembolso do seguro prestamista caso o banco ou instituição financeira tenha condicionado a concessão do produto ou serviço contratado à adesão ao seguro. A jurisprudência atual é favorável ao cliente em casos de venda casada.

Como fazer o seguro prestamista?

Para acionar a cobertura do seguro prestamista é preciso que o próprio segurado, quem contratou o seguro, ou seu representante legal busque a companhia seguradora, levando todos os documentos solicitados para comprovar a contratação do seguro e o sinistro.

Quando um aposentado morre e tem empréstimo consignado?

MITO. Assim como as dívidas em geral, o empréstimo consignado não se extingue com a morte do titular do contrato. O valor das dívidas pode ser quitado pelo patrimônio deixado (espólio), pela herança deixada aos herdeiros ou ainda pelo seguro prestamista.

O que cobre o seguro do empréstimo consignado?

Garante a quitação total ou parcial do saldo devedor do seu empréstimo consignado, conforme o valor contratado e o limite da cobertura, no caso de morte ocorrida durante a vigência do seguro. A carência da cobertura é de 2 anos em caso de suicídio e não há franquia.

Qual o prazo do seguro prestamista?

Qual o prazo de vigência do seguro prestamista? A vigência deste seguro normalmente varia conforme o tempo de duração da dívida assumida. Caso a dívida seja renegociada, deve haver um endosso no seguro com o intuito de aumentar o prazo de vigência e consequentemente o recálculo de valores de prêmio e capital segurado.

Como funciona o seguro do empréstimo Santander?

O valor segurado será equivalente ao valor do Crédito Pessoal, respeitando o limite máximo de indenização. É a mesma do empréstimo de Crédito Pessoal. Começa às 24h do dia em que for assinado o contrato de Crédito Pessoal até as 24h da data de término do contrato.

O que vem a ser seguro prestamista?

O Seguro Vida Prestamista promove um cuidado especial com a família do cooperado quando ela mais precisa, garantindo a quitação do saldo devedor de uma dívida ou plano de financiamento junto ao Sicoob em caso de morte ou invalidez. Dessa forma, o Seguro Prestamista protege tanto o segurado quanto a cooperativa.

Sou obrigado a pagar o seguro do financiamento imobiliário?

Quem procura crédito para adquirir veículo ou imóvel sempre se depara com o banco ou financeira incluindo seguro no financiamento. Alguns consumidores sequer percebem a inclusão do seguro no financiamento. Outros consumidores pensam se tratar de uma contratação obrigatória que não pode ser excluída.

Como funciona o seguro MIP e DFI?

O MIP – Morte e Invalidez Permanente e o DFI – Danos Físicos ao Imóvel, são tipos de seguros do financiamento imobiliário. Os seguros são contratos que obrigam uma das partes, chamada de segurador, a indenizar a outra parte, chamada segurado, em caso de ocorrências predefinidas nas cláusulas.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email