Guia de Conteúdo
Após aberta a Conta Salário, os valores serão creditados sempre nessa conta. O empregado, ou procurador, pode comunicar ao banco para qual conta deseja transferir o crédito do salário, se para a Conta Corrente ou Conta de Poupança, da qual seja um dos titulares, por meio de uma LOB ou manter na própria Conta Salário.
Transferências, ou depósitos, por terceiros não são permitidos pela conta salário, apenas o empregador pode fazer movimentação. Esse tipo de conta é apenas para receber a remuneração, sendo assim, é restrito para apenas isso.
Hoje em dia, depois da Circular 3.900/2018 do Banco Central, esse processo é bem mais simples. Por isso, basta comunicar à uma agência CAIXA que você gostaria de fazer a portabilidade para a sua conta poupança e preencher o formulário de portabilidade, ou, ainda, solicitar diretamente pelo site.
O dinheiro depositado na conta salário pode ser sacado em caixas eletrônicos ou guichês e, também pode ser transferido em seu valor total para uma conta corrente de um outro banco sem que seja necessário pagar taxas.
Conforme o Banco Central, a instituição financeira não pode se negar a fazer a portabilidade do cliente, sendo estipulado prazo de 5 (cinco) dias úteis para efetuar o cadastro da portabilidade de salário em sua totalidade.
Bancos não podem penalizar clientes com portabilidade de salário com o encerramento de conta. O encerramento da conta salário no banco de origem automaticamente cancela a portabilidade do salário, pois a portabilidade nada mais é do que a transferência automática do salário para outra instituição financeira.
Com isso, surge a dúvida: conta-salário faz Pix? A resposta mais precisa para essa dúvida é: ainda não. Já existe uma sinalização positiva feita pelo Banco Central do Brasil para incorporar as contas-salários entre as contas que podem realizar operações através do sistema de transações Pix.
Para solicitar basta procurar a agência do banco em que recebe o salário. Peça para que seja realizada a portabilidade total do seu salário. É fundamental ter em mãos as seguintes informações: Nome do banco que deseja receber, agência, conta (com o dígito) e o tipo de conta (corrente, poupança, etc).
TED é um nome bem mais fácil pra Transferência Eletrônica Disponível. Tá, mas isso continua não dizendo nada. Vou explicar melhor: Ele é um tipo de transferência em que o dinheiro sai da sua conta assim que você fizer a operação e já cai no mesmo dia na de quem vai receber.
Caso você receba seus pagamentos através de uma conta salário no Bradesco e queira transferir para outra conta de sua preferência, é necessário preencher, assinar e entregar em uma das agências físicas a “Solicitação de Transferência de Salário, Aposentadoria, Benefícios e Similares”.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email