Guia de Conteúdo
Para poder operar, o correspondente bancário precisa ter uma autorização do Bacen, conforme é previsto na Resolução 3.954/2011, que define a política de contratação. Isso significa que qualquer instituição autorizada pode atuar como correspondente bancário, sendo vinculada ou não ao Sistema Financeiro Nacional.
Como saber se a financeira é confiável? Se você não conhece a empresa que está oferecendo o crédito, busque informar-se com o Banco Central. Isso pode ser feito ligando para o número 145 ou pelo site da instituição. Ele informará se a financeira tem autorização ou não para realizar tais operações.
Como fazer um B.O. no caso de golpe em empréstimo consignado? Na internet ou no atendimento físico, a vítima deve apresentar o Extrato de Empréstimos Consignado à Polícia Civil do Estado onde mora. Aposentados e pensionistas conseguem esse documento na plataforma Meu INSS.
O site Registrato, do Banco Central, permite monitorar quais contas correntes e quantos empréstimos estão vinculados ao seu CPF. É possível fazer o cadastro pelo aplicativo do banco no celular e pela internet. Basta um credenciamento simples para você controlar a sua situação em todas as instituições financeiras.
Para saber se a financeira é confiável, basta conferir sua autorização no Banco Central. Além disso, a financeira deve seguir toda regulamentação do Bacen. Em outras palavras, elas não podem oferecer empréstimos com condições abusivas, como juros altíssimos e venda casada, por exemplo.
Hoje quem trabalha como Correspondente Bancário ganha em média um salário de R$ 1.682,00.
O Bacen determina que a instituição contratante deve remunerar o correspondente bancário de acordo com a gestão das operações. Em 2013, o Conselho Monetário Nacional determinou que os correspondentes bancários devem receber comissão de 6% sobre o valor de cada operação de crédito.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê a repactuação das parcelas de empréstimos consignados com vencimento entre 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021, mantidas as condições – salvo se as novas sejam favoráveis ao mutuário.
O empréstimo consignado pode ser cancelado diretamente com a instituição financeira contratada. A solicitação deve ser registrada formalmente, ou seja, o titular precisa manifestar seu interesse pelo cancelamento. Nenhuma instituição financeira ou correspondente bancário pode se negar a cancelar o contrato.
Em caso de irregularidades ou desconto indevido, o valor deve ser ressarcido em 2 dias úteis. Para garantir a segurança dos beneficiários, as instituições financeiras devem manter a documentação e informações do empréstimo ou do cartão de crédito consignado disponíveis por até cinco anos após a quitação do empréstimo.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email