Guia de Conteúdo
Ouvidoria e SAC da instituição financeira ou Procon É possível também adotar algumas medidas para evitar o recebimento excessivo de ligações oferecendo um empréstimo consignado.
Assim que a ligação for completada de fato, deixe claro ao atendente que você não quer ser contactado naquele horário. Você pode também bloquear aquele número no seu telefone celular (embora isso não funcione muito, pois os números mudam com muita frequência).
Em caso de irregularidades ou desconto indevido, o valor deve ser ressarcido em 2 dias úteis. Para garantir a segurança dos beneficiários, as instituições financeiras devem manter a documentação e informações do empréstimo ou do cartão de crédito consignado disponíveis por até cinco anos após a quitação do empréstimo.
O empréstimo consignado pode ser cancelado diretamente com a instituição financeira contratada. A solicitação deve ser registrada formalmente, ou seja, o titular precisa manifestar seu interesse pelo cancelamento. Nenhuma instituição financeira ou correspondente bancário pode se negar a cancelar o contrato.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê a repactuação das parcelas de empréstimos consignados com vencimento entre 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021, mantidas as condições – salvo se as novas sejam favoráveis ao mutuário.
Posso cancelar um empréstimo pessoal? Em primeiro lugar, é importante saber que o cancelamento de empréstimo é um direito do cliente. De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, você tem o direito de se arrepender e cancelar o serviço adquirido dentro de 7 dias corridos.
acesse a plataforma Não Me Perturbe; na página inicial, — caso este seja o seu primeiro acesso — clique no botão “cadastrar” e preencha as informações solicitadas para realizar o seu cadastro, como nome, CPF e senha.
Acesse o site do Não me Perturbe (naomeperturbe.com.br) e toque em "Solicitar Bloqueio". O cadastro no serviço é gratuito. Para isso, toque em "Quero me cadastrar" e insira os dados pessoais do usuário.
As opções são: entrar em contato com a empresa, ou registrar uma reclamação no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) ou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em casos mais insistentes, entrar com uma ação judicial contra a empresa responsável.
Na maioria dos casos, ligações de números aleatórios vêm de serviços de robô contratados por empresas de telemarketing. Basicamente, são programas de computador que disparam milhares de chamadas para mapear números que atendem. A ideia é atingir o máximo possível de potenciais consumidores com menos gasto operacional.
Na maioria dos casos, as ligações insistentes que desligam antes mesmo de você dizer alguma coisa fazem parte de uma estratégia dos call centers que tem como objetivo não deixar os atendentes de telemarketing ociosos.
Com isso, as parcelas em aberto se tornam inexigíveis, e o banco deverá devolver os valores cobrados indevidamente, além de indenizar a cliente em R$ 2 mil por danos morais.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email