Como lançar um empréstimo no DRE?

No mesmo dia do pagamento do empréstimo deve ser feito um lançamento de despesa referente ao Juros do empréstimo. É esse valor que interfere no DRE. Porém ele não é lançado tudo de uma vez. Ele deve ser lançado mensalmente conforme os pagamentos forem sendo realizados...

Onde ficam as perdas na DRE?

Perdas: perdas em vendas de ativos e indenizações judiciais. As perdas registradas na demonstração de resultado do exercício correspondem à diferença (negativa) entre as receitas e o valor do ativo nos livros contábeis da empresa.

Como classificar veículos no balanço patrimonial?

Móveis e utensílios: são os móveis e utensílios usados na companhia, como por exemplo, as mesas e cadeiras da sala da administração de uma empresa, os utensílios de uma empresa de restaurante (garfos, facas, pratos, colheres), entre outros. Veículos: são os carros, motos, camionetes, caminhões, etc.

Como contabilizar empréstimos de capital de giro?

Para calcular seu Capital de Giro Líquido (CGL), basta subtrair o Ativo Circulante (AC) – Investimentos e o Passivo Circulante (PC) – Fonte de Recursos.

Como contabilizar compra de ativo imobilizado financiado?

Quando há aquisição de bens para o ativo imobilizado através de financiamentos (como o Finame), deverá ser considerado como custo a ser ativado o preço total constante da nota fiscal do fornecedor, acrescido de outros dispêndios, como por exemplo, o frete e o seguro cobrados à parte.

Como contabilizar juros prefixados de empréstimos?

Já os juros pré-fixados incidentes sobre o empréstimo serão lançados em conta redutora denominada "Juros a Transcorrer", também no Passivo Circulante (PC) ou Passivo Não Circulante (PNC), para apropriação futura como despesa, em função da fluência do prazo.

Como lançar pagamento de juros?

Os juros, comissões e outros eventuais encargos financeiros serão também registrados pelo regime de competência, ou seja, pelo tempo transcorrido, independendo da data de pagamento. No caso dos juros e demais encargos incorridos, que serão pagáveis após a data do balanço, serão também provisionados.

O que é apropriação de juros?

Com isso, os juros a apropriar é um tipo de juros redutor pois estarão inseridos em seu cálculo, juros que farão com que o saldo devedor do proprietário da dívida cresça, sendo assim necessário um pagamento maior.

Como contabilizar o financiamento?

Para declarar empréstimos contraídos junto a instituições financeiras ou pessoas físicas, vá até a ficha Dívidas e Ônus Reais e selecione o código correspondente: 11 para banco (estabelecimento bancário comercial), 12 para sociedades de crédito, financiamento e investimento (como as financeiras), e 14 se a sua dívida ...

Como contabilizar juros de parcelamento de impostos?

A contabilização é realizada na conta de despesas tributárias e não na conta de dedução da receita, pois o parcelamento confessado no exercício é despesa tributária do exercício e não cabe o registro contábil na conta dedução de Receita por não estar relacionada com a receita.

Quando da contratação de um financiamento os juros devem ser reconhecidos de que forma em quais contas?

A receita de juros ou a despesa de juros deve ser reconhecida somente na medida em que ativo (ou recebível) de contrato ou passivo de contrato for reconhecido na contabilização do contrato com o cliente. 66.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email