Guia de Conteúdo
O Capital de Giro é um empréstimo parcelado para atender as necessidades de caixa do seu negócio. Ideal para organizar despesas ou aproveitar oportunidades. Pague a primeira parcela em até 6 meses e tenha prazos de até 4 anos. Você ainda conta com melhores condições na contratação, utilizando garantias.
O capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar. Descubra custos que podem ser diminuídos e faça o que for necessário para cortá-los.
Clientes, impostos, fornecedores envolvem o capital de giro - para isso, a contabilidade deve estar apurada e atualizada. Para compreender como ter capital de giro no momento de crise, é necessário traçar estratégias desde o trato com os clientes e fornecedores até a revisão da operação na companhia.
Existem diferentes tipos de capital de giro, são eles: capital de giro líquido, negativo, próprio e associado a investimentos.
Enquanto o Capital de Giro se refere principalmente à operação da empresa, sem contar seu saldo positivo e empréstimos, o CGL é influenciado por todos esses recursos, em maior ou menor grau: prazos médios de estocagem, volume e custo das vendas, compras e pagamento de compras.
Quem tem direito a receber capital de giro? Embora muitos empreendedores carreguem a velha crença de que o capital de giro compete a grandes corporações, a alternativa está disponível para toda e qualquer empresa, seja ela startup ou MPME (Micro, Pequenas e Médias Empresas).
Entre os 5 maiores bancos do País (Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Santander e Bradesco), o melhor para contratar Capital de Giro com prazo até 365 dias, é o Itaú, que ocupa o 9º lugar do Ranking e o pior é a Santander, ocupando o 34º lugar do Ranking de Taxas de Juros PJ.
Se o seu negócio precisa de mais espaço para atrair mais lucros ou se você deseja remodelá-lo para proporcionar uma melhor experiência ao cliente, pode considerar um empréstimo de capital de giro para financiar seu crescimento ou usar uma parte que já possui e financiar o outro montante.
A fórmula para o cálculo é simples. Para calcular o Capital de Giro líquido (CGL), basta somar os Ativos Circulantes (Investimentos) e reduzir os Passivos Circulantes (Fonte de Recursos). “AC ” é o ativo circulante e “PC” corresponde ao passivo circulante.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email