Como fazer uma declaração de empréstimo?

1) Vá até o site da Receita Federal e baixe o Programa Gerador da DIRF; é por meio dele que você irá enviar a sua declaração ao governo. 2) Preencha todos os campos necessários até chegar em “Dívidas e Ônus Reais”; é neste campo que você irá declarar o seu empréstimo.

Como declarar empréstimo pessoal no IR 2021?

Se você tomou mais de 5 mil reais emprestado de um amigo ou parente deve declarar o empréstimo na ficha “Dívidas e Ônus Reais”, com o código “14 – Pessoas físicas”. No campo "Discriminação", é preciso informar o CPF da pessoa que concedeu o empréstimo. Quem emprestou o dinheiro também deve informar a operação no IR.

Como declarar empréstimo feito a parente?

Para declarar dinheiro emprestado a um parente no imposto de renda, que pode ser irmão, primo, pai, filho, etc. é muito simples. Você deverá lançar na ficha “Bens e Direitos” a operação de empréstimo e nesta deverá constar o CPF e nome completo da pessoa que recebeu o empréstimo.

Como declarar doações recebidas?

Se você doou um carro ou imóvel, preencha o código “81 – Doações em bens e direitos”. Ao escolher o código, você terá de informar o nome e o CPF de quem recebeu a doação, além do valor pago, enquanto o donatário precisa declarar a operação na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Como declarar empréstimo pago no mesmo ano?

Se o empréstimo tiver sido realizado e quitado no mesmo ano, a transação deve ser informada da mesma maneira, mas, nesse caso, os campos “Situação em 31/12/2019” e “Situação em 31/12/2020” não devem ser preenchidos. Toda a informação do empréstimo deve ser relatada no campo “Discriminação”.

Como declarar empréstimo na declaração de Imposto de Renda?

No programa do Imposto de Renda, os empréstimos consignados devem ser inseridos na ficha “Dívidas e Ônus Reais”, com o código 11 “Estabelecimento bancário comercial”.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email