Guia de Conteúdo
Caso não possua conta corrente, terá que abrir a conta e fazer o cadastro no banco. No caso do Banco do Brasil, este atua também através dos agentes de crédito rural ou correspondentes bancários, que podem estar prestando informação. A Emater é um agente de crédito rural do Banco do Brasil.
Pronaf Microcrédito (Grupo "B"): financiamento a agricultores e produtores rurais familiares, pessoas físicas, que tenham obtido renda bruta familiar de até R$ 20 mil, nos 12 meses de produção normal que antecederam a solicitação da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP).
O primeiro requisito para ter o crédito aprovado é ser agricultor familiar, morar na propriedade ou próximo e ganhar até R$ 360 mil por ano. Se preencher esses requisitos, o produtor deve ir à Emater ou ao sindicato dos produtores rurais, pedir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e preencher.
O crédito rural é um financiamento destinado a produtores rurais, cujas atividades envolvam a produção e/ou comercialização de produtos do setor agropecuário.
Para o coordenador de crédito rural da Emater-MG, o Plano Safra 2021/2022, que ampliou em 19% os recursos para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), atende o aumento da demanda por crédito neste segmento.
Fomentar a Agricultura Familiar, a partir do acompanhamento técnico e a capacitação dos agricultores, é a missão da nova entidade.
Bancos como a Caixa e o Banco do Brasil aceitam financiamento de imóvel rural, dentro de alguns programas específicos. O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), por exemplo, permite que agricultores sem terra possam obter crédito rural com a Caixa para comprar um imóvell.
› pt-br › servicos › emitir-a-declaraca...
Como funciona o programa? Como explica Edu Bernardo Sandri, Gerente de Soluções da Diretoria de Agronegócio do Banco do Brasil, o Pronaf é um programa totalmente subsidiado pelo Governo Federal que utiliza linhas de crédito a juros baixos e prazos de pagamento adequados a cada atividade agropecuária.
No caso do Pronaf, os juros passam de 2,75% ao ano para 3% a.a, para a produção de bens alimentícios; e de 4% a.a para 4,5% a.a para os demais produtos. Já para o Pronamp, que reúne os médios produtores, os juros serão de 5,5% a.a para custeio e 6,5% a.a para investimento.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email