Guia de Conteúdo
Como fazer um B.O. no caso de golpe em empréstimo consignado? Na internet ou no atendimento físico, a vítima deve apresentar o Extrato de Empréstimos Consignado à Polícia Civil do Estado onde mora. Aposentados e pensionistas conseguem esse documento na plataforma Meu INSS.
Como saber se a financeira é confiável? Se você não conhece a empresa que está oferecendo o crédito, busque informar-se com o Banco Central. Isso pode ser feito ligando para o número 145 ou pelo site da instituição. Ele informará se a financeira tem autorização ou não para realizar tais operações.
Comunique o Procon da sua região sobre o golpe. Isso pode ser feito por telefone ou virtualmente, a depender do estado. É o Procon que poderá notificar e processar a “empresa” golpista, caso ela realmente exista e tenha um endereço físico.
Para saber se a financeira é confiável, basta conferir sua autorização no Banco Central. Além disso, a financeira deve seguir toda regulamentação do Bacen. Em outras palavras, elas não podem oferecer empréstimos com condições abusivas, como juros altíssimos e venda casada, por exemplo.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê a repactuação das parcelas de empréstimos consignados com vencimento entre 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021, mantidas as condições – salvo se as novas sejam favoráveis ao mutuário.
O empréstimo consignado pode ser cancelado diretamente com a instituição financeira contratada. A solicitação deve ser registrada formalmente, ou seja, o titular precisa manifestar seu interesse pelo cancelamento. Nenhuma instituição financeira ou correspondente bancário pode se negar a cancelar o contrato.
Existe, inclusive, um campo próprio para esse tipo de reclamação (Reclamação Bancos – empréstimo/atendimento). Também é possível registrar a reclamação diretamente pelo telefone do INSS (135) e confeccionar Boletim de Ocorrência.
Caso seja de interesse da parte envolvida é possível inclusive, a depender de cada caso em particular, mover uma ação por danos morais contra a instituição financeira. Isso porque a mesma se compromete a realizar um exímio trabalho, e caso isso não seja feito, cabe uma ação judicial por danos morais.
Como cancelar um empréstimo consignado não autorizado para um aposentado? Entre em contato imediatamente com a Ouvidoria do INSS ou ligue para o telefone 135. Também é recomendado procurar a instituição financeira responsável e ainda formalizar uma reclamação no Portal do Consumidor e no Procon da sua cidade.
Cada empresa pode definir se vai cobrar por isso ou não e qual será o valor que o consumidor deverá pagar. Além dos impostos, tarifas e dos juros, o empréstimo também pode ter algum tipo de seguro, em caso de desemprego ou óbito do consumidor. Esse valor também deve fazer parte do CET.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email