Guia de Conteúdo
No e-Cac, clique em "Restituição e Compensação" e depois em "Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF". Selecione a opção "Extrato do processamento da DIRPF". Se for impossível enviar o formulário eletrônico, basta fazer um Pedido de Restituição ou de Ressarcimento.
Bem simples, para consultar se o contribuinte tem direito à restituição precisa primeiro entregar a declaração, depois ir até o site da Receita Federal para a consulta de restituições, clique aqui. No próprio site da Receita você deve informar seu CPF, data de nascimento e o ano, no caso, de 2021.
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
A consulta é feita de forma online, pelo site ou pelo aplicativo de celular “Meu imposto de renda” e apresenta a situação da restituição do IRPF 2021 na hora. Depois de ter realizado os passos anteriores, a Receita Federal irá exibir ao contribuinte um resumo da situação atual da Restituição do Imposto de Renda.
Na maioria dos casos, presumindo que todas as informações informadas estão corretas, incluindo os dados bancários, assim como também no caso do contribuinte não apresentar débitos ou outras divergências, o prazo para o pagamento da restituição é de até 60 dias corridos.
A Receita Federal paga nesta quinta-feira (30) o quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2021 e encerra o calendário de restituição deste ano. A partir dos próximos meses, a Receita fará somente os chamados lotes residuais - que incluem as pessoas que caíram na malha fina neste ano ou em exercícios anteriores.
A Receita Federal libera, a partir das 10h desta quinta-feira (23), a consulta ao quinto e último lote de restituições do IR (Imposto de Renda) de 2021. Mais de 358 mil contribuintes vão receber a quantia, que será depositada em 30 de setembro. Ao todo, serão pagos RS 562 milhões.
Vão receber pessoas que têm prioridade legal, sendo 13.985 contribuintes idosos acima de 80 anos, 95.298 entre 60 e 79 anos, 8.987 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 36.616 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email