Como declarar fundos imobiliários no Imposto de Renda?

Como declarar as cotas dos FIIS em Bens e Direitos Sua posição nos FII deve ser informada na ficha de Bens e Direitos do IR. Nesta ficha, o contribuinte deve informar todo o patrimônio, seja em ativos financeiros, bens móveis, imóveis, dentre outros. Para isso, clique no código 73, referente a este tipo de fundo.

Como declarar fundos imobiliários no Imposto de Renda 2020?

Para declarar o saldo do seu fundo, vá até a ficha “Bens e Direitos”, clique em novo e selecione a opção “73 – Fundos de Investimento Imobiliário”. Especifique então o nome do fundo, o CNPJ do fundo, a corretora custodiante e o valor da cota.

Onde lançar proventos de FII no IR?

Os proventos recebidos de Fundos Imobiliários são isentos e devem ser declarados na aba de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. Selecione “novo” e escolha o item “26 – Outros” e preencha o CNPJ, nome do FII e o valor dos dividendos, conforme a imagem abaixo.

Como declarar day trade de fundos imobiliários?

Trate como uma venda comum, apure o resultado, vá ao programa da Receita e declare no mês em que você fez o day trade, seja lucro ou prejuízo. Resumindo: deve ser feito como uma venda normal de cotas , apure o resultado e declare em renda variável/fundo de investimentos imobiliários no mês em que fez a venda.

Qual a tributação dos fundos imobiliários?

Atualmente, a tributação é de 20%. Normalmente, os fundos imobiliários são um instrumento feito para ganho passivo de renda. Você põe o dinheiro e fica recebendo os dividendos mensalmente.

Como declarar ETFs no Imposto de Renda?

Os ETFs devem ser declarados anualmente no IRPF em “Bens e Direitos” e em “Renda Variável”. Em Bens e Direitos, o código a ser selecionado é o 74 -Fundos de ações, fundos mútuos de privatização, fundos de investimento em participação e fundos de investimentos de índice de mercado-.

Como declarar proventos de fundos?

Assim como os fundos imobiliários em custódia, os rendimentos ou proventos recebidos pelos fundos de investimento imobiliários também não são tributáveis, mas devem ser declarados. Como são isentos, para declarar estes valores você deve ir até o menu “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Como declarar proventos de ações?

Como declarar os dividendos Lá estão informados os valores dos dividendos pagos no ano para as ações daquela empresa. No programa da declaração do IR 2021, localize a ficha de mesmo nome, "Rendimentos Isentos e não tributáveis". Clique em "Novo". Selecione o código "09 - Lucro e dividendos recebidos.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email