Como contabilizar os impostos sobre vendas?

O IPI e o ICMS incidente sobre vendas deve ser deduzido da receita bruta na determinação da receita líquida de vendas. O IPI, quando destacado na nota fiscal e cobrado do cliente, é contabilizado diretamente em IPI a Pagar, no passivo circulante.

Como contabilizar impostos de exercícios anteriores?

a) lançamento de ajuste a crédito da conta "Ajustes de Exercícios Anteriores"; b) transferência do valor do ajuste da conta "Ajustes de Exercícios Anteriores" para a conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados"; c) contabilizar a parcela correspondente ao Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o ajuste, caso houverem.

Como contabilizar receita com crédito tributário?

Ressalte-se que os créditos tributários devem ser contabilizados em todas as suas fases, isto é, desde a constituição dos créditos, passando pela fase da suspensão até extinção dos créditos tributários.

Como contabilizar a operação de compra e venda?

No momento que reconhecemos uma receita, contabilizamos o Custo da Mercadoria Vendida (CMV) através da baixa dos estoques (ficha de controle de estoques), ou Custo dos Produtos Vendidos (CPV). A contabilização pode ser por operação ou por períodos, diários, mensais, etc.

O que é ICMS sobre a venda?

Em resumo, a incidência do ICMS se aplica quando o dono ou titular do produto ou serviço, passa a posse deste para o comprador, seja ele pessoa física ou jurídica. O imposto então é cobrado quando a mercadoria é vendida ou o serviço prestado e o consumidor passa a ser titular do produto ou atividade.

Como contabilizar o custo das mercadorias vendidas?

Como calcular o CMV Para calcular o custo de mercadoria vendida é preciso levar em consideração que: CMV é igual ao estoque inicial (EI) somado às compras (C) e menos o estoque final (EF). Assim é possível achar o valor final que se encontra em seu estoque dentro do período considerado.

Onde entra o ICMS na DRE?

No grupo Deduções da Receita" devem constar apenas os impostos referente as saídas (icms, pis, cofins. .). Já o icms a apropriar tem a sua contrapartida em resultado como "icms sobre compras", devendo constar dentro do grupo Custo das Mercadorias Vendidas.

Como contabilizar lucro apurado no exercício?

CONTABILIZAÇÃO DE LUCRO No encerramento do exercício social, o resultado líquido final apurado pela pessoa jurídica, sendo positivo (lucro) é classificado no Patrimônio Líquido, em Lucros do Exercício. A partir desta conta haverá a destinação.

Quais são os principais procedimentos para se corrigir um erro contábil de exercícios anteriores?

PROCEDIMENTO CONTÁBIL PARA REGULARIZAÇÃO DO ERRO b) transferência do valor do ajuste da conta "Ajustes de Exercícios Anteriores" para a conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados"; c) diminuir do valor a ser retificado a parcela correspondente ao Imposto de Renda.

O que são despesas de exercícios anteriores?

Despesas de Exercícios Anteriores são as dívidas resultantes de compromissos gerados em exercícios financeiros anteriores àqueles em que ocorrerão os pagamentos. O regime de competência exige que as despesas sejam contabilizadas conforme o exercício a que pertençam, ou seja, em que foram geradas.

Imperdível também, confira...

Assine nossa newsletter

Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email