Guia de Conteúdo
Para cancelar um consignado, basta entrar em contato com a instituição financeira onde contratou e solicitar o cancelamento dentro do prazo legal de 7 dias.
Em caso de irregularidades ou desconto indevido, o valor deve ser ressarcido em 2 dias úteis. Para garantir a segurança dos beneficiários, as instituições financeiras devem manter a documentação e informações do empréstimo ou do cartão de crédito consignado disponíveis por até cinco anos após a quitação do empréstimo.
Se a desaverbação do contrato ou liberação da margem consignável não ocorrerem, será preciso entrar em contato com o banco contratado, que é o responsável por cancelar o empréstimo consignado. Abaixo um resumo dos passos: Entrar em contato com o banco credor e solicitar o cancelamento do empréstimo consignado.
Posso cancelar um empréstimo pessoal? Em primeiro lugar, é importante saber que o cancelamento de empréstimo é um direito do cliente. De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, você tem o direito de se arrepender e cancelar o serviço adquirido dentro de 7 dias corridos.
Esclarecemos que o cancelamento da operação é permitido na mesma data da contratação, pelo próprio cliente nos canais de contratação ou em sua agência de relacionamento, fornecendo o n° do protocolo.
Atendimento Santander Superlinha 4004-3535 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800- 702-3535 (outras localidades) - SAC - Serviço de Apoio ao Consumidor 0800-762-7777 - Ouvidoria 0800-7260322.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou proposta que prevê a repactuação das parcelas de empréstimos consignados com vencimento entre 20 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021, mantidas as condições – salvo se as novas sejam favoráveis ao mutuário.
Para solicitar a suspensão do pagamento das parcelas, os contratantes devem acessar o aplicativo oficial do banco. O download gratuito pode ser realizado na loja Google Play ou App Store. Depois de instalar e logar na conta, o usuário deve acessar a opção “Crédito”, “Meus Empréstimos” e “Prorrogar Parcelas”.
Faça uma reclamação no site www.consumidor.gov.br e se a empresa for uma instituição financeira, também abra reclamação no Banco Central (Você também pode registrar pelo telefone 145 de segunda a sexta-feira, das 8h as 20h ao custo de uma ligação local).
Com isso, as parcelas em aberto se tornam inexigíveis, e o banco deverá devolver os valores cobrados indevidamente, além de indenizar a cliente em R$ 2 mil por danos morais.
A suspensão facultativa por até 120 dias do pagamento de parcelas de empréstimos consignados, com a manutenção dos juros contratados, agora é lei. A legislação foi sancionada nesta terça-feira (30) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
Receba as melhores postagens, dicas e ofertas por email